Geral

4 conselhos para evitar equívocos na hora de comprar uma casa como investimento

Com os depósitos bancários a renderem pouco (ou nada) e o crédito barato devido às baixas taxas de juro, a par de uma alta procura no mercado de arrendamento, há cada vez mais portugueses a investir as suas poupanças no setor imobiliário. Mas comprar uma casa para rentabilizá-la através do arrendamento não é uma tarefa...
06 set 2019 min de leitura
Além do mais, é preciso cuidado, porque em caso de erro no investimento, os imóveis podem demorar a vender-se se não é uma propriedade atrativa ou chega uma crise. Por isso, é importante garantir que a casa está em bom estado e avaliar os gastos fixos.
 
Conselhos na Hora de Comprar:
 
Assegurar-se de que a casa está em bom estado.
Pintar, tratar do chão ou arranjar algum equipamento como o autoclismo não é excessivamente problemático, nem caro. No entanto, "se o imóvel está muito danificado e os gastos em reparações vão ser frequentes, ou se requer uma reforma integral, é necessário fazer muito bem as contas para que o investimento seja rentável no curto ou médio prazo".
 
Avaliar todos os gastos fixos.
É preciso fazer as contas a todas as despesas, sejam as que derivam dos condomínios, dos impostos ou de alguma possível dívida ou encargo sobre o imóvel. Tudo isto afeta negativamente na hora de calcular a rentabilidade de uma casa que se pretenda arrendar.
 
Escolher uma boa localização.
Se o que deseja é ter a sua casa sempre ocupada escolha uma propriedade capaz de satisfazer as necessidades de um público alargado, por cima dos seus próprios gostos ou necessidades. Opte, de preferência, por um apartamento de dois quartos, com escolas e zonas comerciais perto, bem como bem servido por infraestruturas de saúde, meios de transporte, restaurantes, etc. 
 
Investigar o preço real a que poderá arrendar a casa.
A forma mais habitual de colocar um preço a uma renda de uma casa consiste em procurar qual é o valor cobrado por propriedades semelhantes na zona. E em momentos em que tenha a casa sem um inquilino de longa duração, pode sempre considerar a possibilidade de colocá-la em alojamento local para receber turistas por períodos curtos. Mas antes, já sabe, faça bem as contas a tudo.

 
Fonte: Idealista
Foto de:  Marcus Lenk em Unsplah

 

Geral
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.