Avaliadores imobiliários avisam para distorções de preços dos imóveis e imparidades na banca

A ANAI – Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários veio lançar um alerta ao mercado, avisando sobre os "elevados riscos" que podem decorrer da adoção exclusiva dos Modelos Automatizados de Avaliação (AVM – sigla inglesa), tanto para o setor imobiliário, como para o sistema financeiro e, consequentemente, para a...
18 jun 2020 min de leitura
O recurso somente a este tipo de ferramentas informáticas para a realização de avaliação de imóveis, segundo a ANAI, "poderá levar à criação de distorções em relação ao justo valor dos imóveis, quer ao nível da sua contribuição para a desregulação" deste setor profissional, "contrariando todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido desde 2013 pelas Autoridades Competentes", tal como diz numa Circular Informativa, com data de 15 de junho de 2020.
 
"Os AVM, como softwares estatísticos, podem realmente ser úteis na análise de mercado, capazes de contribuir para a estimação de valor efetuada pelo perito avaliador, mas inaptos para transformar preços em valor, sobretudo por não existir uma análise crítica do perito avaliador (dados de fundamentação da Avaliação)", pode ler-se na nota. Por isto mesmo, argumenta a ANAI, invocando o art. 229, do Regulamento Europeu 575/2013, para salientar que "os decisores Europeus entendem os AVM como uma ferramenta útil para o perito avaliador, mas que não pode em caso algum, substituir as diligências necessárias à avaliação, e por si só produzir uma avaliação independente e credível".


Fonte: Idealista
Foto de: Schot Graham em Unsplash
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.