De norte a sul de Portugal, ao longo da Estrada Nacional 2

Explore o interior de Portugal ao longo da Estrada Nacional 2, uma vez que atravessa o país de uma extremidade à outra.
24 ago 2020 min de leitura
De Chaves, no Norte, perto da fronteira com Espanha, a Faro, no Algarve, na costa atlântica, a estrada mais longa de Portugal tem 739 quilómetros e tem muitas histórias para contar. O itinerário perfeito para explorar a cultura e a paisagem do nosso país em toda a sua autenticidade.
 
Antes de partir, para garantir que tem uma lembrança que prova a sua viagem ao longo deste famoso percurso, necessita de obter o seu passaporte no Posto de Turismo . Quando você parar para visitar os diferentes locais no trajeto, certifique-se de carimbar o documento para provar que você esteve lá. 

Sugerimos que inicie a sua viagem junto ao marco zero quilómetro na rotunda junto ao Parque Público de Chaves . Esta zona montanhosa é rica em balneários, como os de Chaves , muito apreciados pelos romanos, ou os de Vidago e Pedras Salgadas, cujo encanto nos remete à Belle Époque. A estrada continua passando Vila Real e Santa Marta de Penaguião e atravessa o Alto Douro Vinhateiro , com uma paisagem deslumbrante, classificado como Património Mundial da UNESCO. Para saber mais sobre este território, visite o Museu do Dourono Peso da Régua, que celebra a tradição vitivinícola da mais antiga região vinícola demarcada do mundo. 

A estrada atravessa o rio Douro e passa por Lamego , cidade histórica onde não pode perder as visitas à Sé Catedral e ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios . Este último é palco de uma das mais importantes romarias do país todo mês de setembro. Mais a sul, no coração de outra região vinícola demarcada, o Dão, Viseu guarda tesouros artísticos imperdíveis como o Museu Grão Vasco e a Sé Catedral . 
 
A Nacional 2 continua pelo coração do país, passando por locais como Tondela, Penacova, Lousã e Sertã, onde existem muitas praias fluviais , autênticos oásis de frescura nos dias quentes de verão. O local do actual centro geodésico do país está assinalado com um marco - o Picoto da Melriça, no concelho de Vila de Rei , um carimbo indispensável no seu passaporte. Em Abrantes , última paragem a norte do rio Tejo, suba ao castelo para desfrutar do panoA sul do Tejo, o Alentejo é uma região de planícies que se estendem até ao horizonte e de tradições marcantes, algumas das quais elevadas à categoria de património mundial como a música do Cante Alentejo ou o fabrico de sinos . Em Mora, visite o Fluviário (aquário de água doce) que demonstra a diversidade da fauna e da flora dos nossos rios. Em Coruche , no Observatório da Indústria da Cortiça, poderá aprender tudo sobre os notáveis sobreiros que dominam a paisagem alentejana e que têm o seu próprio percurso temático no Algarve em São Brás de Alportel . rama panorâmico sobre grande parte do rio e em direcção à Beira Baixa, Alentejo e Ribatejo. 

Depois de atravessar onze distritos e 35 concelhos, a Estrada Nacional 2 termina em Faro , virada para o mar. A n extir à  Ria Formosa , a capital do Algarve, uma cidade sedutora de riquezas históricas, é o final perfeito para esta viagem que passa por tantas histórias. Venha e explore-os no seu próprio ritmo.


Fonte:VisitPortugal.com
Foto de Christoffer Engstrom em Unsplash


 
 

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.