Portugal atrai investidores: entre os destinos mais procurados em 2024

"Potencial turístico" do país não está a passar ao lado dos investidores imobiliários, segundo o Savills World Research.
18 dez 2023 min de leitura

A atividade de investimento imobiliário a nível global deverá aumentar em 2024, atingindo um pico no terceiro trimestre, antecipa o Savills World Research. Segundo o mais recente relatório da consultora imobiliária, Portugal “estará entre os destinos mais procurados para investimento devido ao seu potencial turístico”. 

“Os ‘researchers’ da Savills preveem um ambiente de investimento imobiliário mais positivo em 2024 com 57%, em média, a esperar um aumento moderado a forte na atividade de investimento no próximo ano, embora este valor suba para 70% dos inquiridos no que respeita a imóveis residenciais ‘multifamily’ e para 66% em termos de imóveis industriais e logísticos”, adianta a Savills em comunicado.

A nível global, acrescenta, a atividade de investimento tenderá a aumentar no terceiro trimestre de 2024, com a recuperação a ser impulsionada por vários mercados importantes, como os EUA e o Reino Unido.

A consultora mostra-se mais otimista em relação à atividade nos mercados residenciais globais, sobretudo no setor ‘multifamily’, onde a procura supera a oferta em muitas áreas, e no logístico. 

As principais tendências para 2024, dependendo da estratégia do investidor

Estratégias ‘core’ e ‘core plus’:

  • Escritórios CBD Prime que satisfaçam as atuais necessidades dos inquilinos;
  • Logística prime na maioria dos mercados;
  • Comércio prime e hotéis prime em destinos turísticos, especialmente em França, Espanha, Portugal, Austrália e Singapura;
  • ‘Prime living’ em locais com fortes tendências de urbanização e procura crescente de arrendamento, especialmente Singapura, Japão, Espanha, Alemanha, Reino Unido e Itália.

Estratégias de valor acrescentado: 

  • Readaptação/reposicionamento de escritórios em localizações privilegiadas, especialmente nos Países Baixos, Espanha, Japão, Coreia do Sul, Austrália, França e Alemanha;
  • Readaptação/reposicionamento de lojas de retalho prime, em especial no Sul da Europa e na Ásia, para obter rendimentos mais elevados.

Estratégias de oportunidade: 

  • Escritórios com potencial de reversão;
  • Gestão de ativos com fraco desempenho, como por exemplo o reposicionamento de centros comerciais antigos.

"Um ano muito melhor para os investidores imobiliários"

Citado na nota, Eri Mitsostergiou, Director da Savills World Research, salienta que “2024 deverá ser um ano muito melhor para os investidores imobiliários a nível mundial, prevendo-se uma recuperação sustentada à medida que as yields se tornem mais atrativas, as rendas ‘prime’ subam e a reavaliação dos preços comece a realinhar as expetativas dos compradores e dos vendedores nos mercados onde tal ainda não se verificou”. 
Uma opinião partilhada por Alexandra Portugal Gomes, Head of Research da Savills Portugal: “Para 2024, as projeções são ligeiramente mais otimistas, ainda com uma análise de riscos muito criteriosa por parte dos investidores. Vamos certamente continuar a assistir a uma maior diversificação das carteiras, como estratégia adotada pelos investidores, direcionando o seu investimento para segmentos alternativos como o residencial, ‘
senior living’, ‘healthcare’ e ‘student housing’. Além disso, os critérios ESG e a descarbonização assumirão também um grande destaque”. 


Fonte: Idealista
Foto de: Freepik

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.