Finanças

Revolução nas taxas de juro: Ester chega hoje e vêm aí mudanças na Euribor

Há uma nova taxa de juro de referência na zona euro. Chama-se ESTR (Euro Short-Term Rate), conhecida como Ester, e vai substituir de forma gradual a Eonia, entrando em vigor esta quarta-feira (2 de outubro de 2019).
02 out 2019 min de leitura
As duas taxas de juro vão conviver, lado a lado, até ao final de 2021, para que a transição seja gradual. A criação desta nova “cara” – não deverá, para já, ter consequências nos créditos às famílias - surge no âmbito da reforma das taxas de juro de referência da área do euro, que prevê mudanças, também, para a Euribor, principal indexante associado ao crédito à habitação em Portugal.
 
As autoridades europeias aprovaram, em junho de 2016, um novo regulamento relativo aos índices utilizados como referência para instrumentos e contratos financeiros – em inglês, EU Benchmark Regulation (BMR). A BMR estabelece um quadro comum para assegurar que as taxas de juro de referência na União Europeia (UE) cumprem requisitos que garantem a sua fiabilidade e eficiência e protegem consumidores e investidores. Foi por isso definido um processo global de reforma das taxas de juro de referência da área do euro, destinado a assegurar que estas cumprem as exigências da BMR.
 
Como nasceu a Ester
Em linha com as regras europeias, em 2017, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu desenvolver uma nova taxa de juro de referência para a área do euro, calculada de acordo com as novas exigências - e foi assim que nasceu a Ester.
 
Esta taxa foi criada de modo a “refletir o custo que um banco tem de pagar quando obtém fundos pelo prazo de um dia (útil) junto de outros bancos ou de outras entidades financeiras – fundos de mercado monetário, fundos de investimento ou pensões e outros agentes financeiros, incluindo bancos centrais –, sem ter de dar uma garantia para obter esse financiamento”, explica o Banco de Portugal (BdP). A Ester é, por isso, mais abrangente que a Eonia, a atual taxa de juro de referência da área do euro calculada apenas com base em operações de cedência de fundos dos bancos a outros bancos pelo prazo de um dia (útil).
 
Além disso, “a ESTR tem por base um maior número de bancos”, segundo o regulador, sendo mais abrangente “em termos de operações e contrapartes”, permitindo fornecer uma indicação mais fiável do custo dos empréstimos sem garantia na área do euro pelo prazo de um dia (útil). A Eonia vai continuar a ser publicada, mas apenas até ao final de 2021, passando a ser calculada e publicada a partir de hoje com base no valor da ESTR acrescida de um spread de 8,5 pontos base.
 
Com estas alterações, o BCE pretende que as taxas de referência cumpram requisitos de fiabilidade e referência e à prova de manipulações de preços.

Fonte: Idealista
Foto de: Christian Wiediger em Unsplah
 
 
Finanças
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.