Arrendar casa em Portugal: preços subiram 25% em 10 anos

As habitações colocadas no mercado de arrendamento estão mais caras embora em menor escala na maioria dos países. “Ao comparar o quarto trimestre de 2021 com os dados de 2010, os preços das casas aumentaram mais do que as rendas em 19 Estados-membros da UE”, conclui o Eurostat.
11 abr 2022 min de leitura

Arrendar casa em Portugal: preços subiram 25% em 10 anos

E onde é que foram observadas as maiores subidas das rendas das habitações neste período? Os preços das rendas aumentaram em 25 Estados-membros da UE e diminuíram em dois, com as maiores subidas na Estónia (+171,4%), Lituânia (+112,6%) e Irlanda (+73,6%). As únicas descidas das rendas neste período foram registadas na Grécia (-24,9%) e no Chipre (-1,3%).

Portugal foi o 12.º país dos 27 a registar a maior evolução nas rendas das casas neste período: as casas para arrendar ficaram 25,1% mais caras entre 2010 e o final de 2021, tornando também este mercado inacessível para muitos portugueses. Apesar de arrendar casa estar mais caro, em 2021 continuou a existir procura e a oferta caiu para níveis pré-pandemia, como podemos analisar neste artigo que passa a pente fino o mercado residencial português no período da pandemia.

Preços das casas vão continuar a subir no futuro?

A evolução do preço das casas dependerá de vários fatores, sobretudo da dinâmica do mercado residencial daqui em diante, isto é, da procura e da oferta. As perspetivas dos profissionais do ramo imobiliário eram positivas no início do ano, mas a guerra da Ucrânia veio trocar as voltas e trouxe novamente a palavra incerteza para cima da mesa.

Do lado da oferta assiste-se, hoje, a um aumento generalizado dos materiais da construção que se soma ao problema já existente da falta de mão de obra especializada. Construir casas novas ficou 8,6% mais caro em fevereiro de 2022 do que no mesmo período de 2021 e trata-se mesmo do maior valor registado desde agosto de 2008, apontou o Instituto Nacional de Estatística na semana passada.

E isto pode ter impactos nos preços das casas: "Se os aumentos nos custos de construção continuarem a materializar-se, acabarão por se refletir, inevitavelmente, nos preços das casas e nos encargos de manutenção das mesmas”, disse Manuel Reis Campos, líder da CPCI e da AICCOPN, a associação que remeteu ao Governo a semana passada um pacote medidas excecionais para garantir continuidade e execução de obras. 
Por outro lado, também há vários fatores que poderão afetar a procura de casa nos próximos meses, outro grande motor que justifica o crescimento dos preços das habitações em Portugal e em vários países europeus:

Poder de compra está a diminuir: a inflação está a fazer subir os preços dos alimentos, da energia e dos combustíveis, pressionando o rendimento disponível e reduzindo as poupanças disponíveis para comprar casa;
Crédito habitação com novas regras: a partir do passado dia 1 de abril entraram em vigor novos prazos máximos de pagamento dos empréstimos da casa consoante as idades dos titulares;
Juros a subir: as taxas Euribor estão a crescer rapidamente desde março e podem mesmo atingir valores positivos no curto prazo, afetando as prestações dos créditos habitação com taxa variável, tal como explicamos neste artigo. E esta tendência pode ainda agravar-se já que o Banco Central Europeu (BCE) pode subir a taxa de juro diretora na segunda metade do ano.
“Espera-se que taxas de juro mais elevadas encareçam os empréstimos [da casa] e tornem as aplicações em depósitos mais atrativas, o que poderá contribuir para uma menor procura e redução dos preços da habitação”, explicam no estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Por outro lado, “se os preços de habitação registarem quedas abruptas, os bancos podem tornar as condições de crédito [ainda] mais restritivas, o que poderá levar a uma crise de crédito com impacto na atividade económica”

Fonte: Idealista
Foto de: Jonas Hoss em Unsplash

 

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.