Mais Habitação aprovado no Parlamento - mas só com votos

Proposta de Lei com as medidas do programa do Governo foi aprovado na generalidade, bem como as novas regras do licenciamento.
22 mai 2023 min de leitura

Apresentado pelo Governo em março deste ano, e alvo de críticas desde então, o programa Mais Habitação saiu hoje, dia 19 de maio, do Parlamento com luz verde. A proposta de Lei do Executivo socialista de maioria absoluta que consagra as medidas para combater a crisa na habitação foi aprovada na Assembleia da República, onde foi discutida na generalidade. Mas contou apenas com votos favoráveis por parte do PS. O PAN e o Livre abstiveram-se e todos os restantes partidos da oposição votaram contra. 

Os diplomas do Mais Habitação serão agora discutidos na especialidade em Comissão parlamental, ao longo das próximas semanas, no âmbito do processo legislativo, antes de serem sujeitos à votação final. Marina Gonçalves, ministra da Habitação, garantiu no Plenário esta manhã que em causa está ainda uma proposta, mostrando-se disponível para discutir e negociar as propostas de alteração por parte da oposição, que os partidos ainda podem vir a apresentar.

Colocando o foco nas “pessoas”, Marina Gonçalves sublinhou que “todos estão convocados” para “o dever de dar resposta” à crise na habitação, empenhando-se numa “estratégia o mais consensual possível” e acreditando que os diplomas do Governo “sairão reforçados” com o debate parlamentar.
 

Novas regras do licenciamento aprovadas hoje no Parlamento

Já a proposta do Governo que reforma e simplifica os licenciamentos relacionados com a habitação foi hoje aprovada, na generalidade, no Parlamento, com os votos a favor do PS, a abstenção de PSD e IL e contra dos restantes partidos. Chega, BE, PCP, Livre e PAN votaram contra a proposta, debatida hoje no plenário da Assembleia da República, em Lisboa.

O Governo propõe eliminar licenças, autorizações, atos e procedimentos “dispensáveis ou redundantes” em matéria de urbanismo, ordenamento do território e indústria, deixando a porta aberta para futuramente adotar medidas também para os setores da agricultura e do comércio, serviços e turismo.

Entre as medidas previstas na proposta de lei, os projetos de arquitetura passam a ser licenciados apenas com base no termo de responsabilidade dos projetistas.

Fonte:Ideaslista
Foto de: Freepik

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.