7 dicas para inquilinos: como evitar surpresas e gastos desnecessários

Antes de arrendar a casa há que ter em conta as despesas inicias, condições do contrato de arrendamento e atualização da renda.
06 nov 2023 min de leitura

Arrendar uma casa é a opção de várias famílias que pretendem obter privacidade e decorar o espaço ao seu gosto, bem como de acordo com as suas necessidades. Mas deparam-se com um mercado de arrendamento cada vez mais caro e com uma escassa oferta, principalmente nas grandes cidades. Hoje, encontrar uma casa para arrendar a um preço acessível é um desafio. E para evitar surpresas e gastos desnecessário há que ter em conta vários aspetos que fazem parte do processo de arrendar casa. Explicamos tendo por base os conselhos da Alfa Inmobiliaria.

  1. Condições de arrendamento e despesas iniciais
  2. Duração do contrato de arrendamento
  3. O que está incluído na renda da casa
  4. Atualização da renda da casa
  5. Verificar acesso à água, luz e gás
  6. O que saber se tens um animal de estimação
  7. Ruídos na casa e o isolamento

Condições de arrendamento e despesas iniciais

Em primeiro lugar, é importante olhar bem para as condições do contrato de arrendamento, bem como para as despesas iniciais. Atualmente, é muito comum que o proprietário exija ao novo inquilino o pagamento de caução (de uma ou duas mensalidades, por exemplo) e alguns podem mesmo pedir um fiador.

Duração do contrato de arrendamento

Outro ponto importante é ter em conta o prazo do contrato de arrendamento, bem como as condições de rescisão para ambas as partes, de forma a evitar complicações financeiras no futuro. Entre os principais aspetos a focar está a data de pagamento da renda mensal (até ao dia X de cada mês), o que acontece caso te atrases a pagar, o prazo de aviso prévio para sair da casa, quanto tempo dura o contrato (seis meses, um ano, etc).

O que está incluído na renda da casa

É também relevante saber o que exatamente inclui a renda da casa, já que em alguns casos este valor inclui o condomínio e até as despesas com a água, luz, gás e internet. Assim sendo, deves ter em conta tudo o que inclui no preço do arrendamento – e os tetos máximos de pagamento dos serviços, caso existam – para evitar surpresas nas tuas contas mensais.

Atualização da renda da casa

Ao longo do contrato, o senhorio pode querer aumentar a renda da casa, por via do coeficiente de atualização definido pela inflação a 12 meses até agosto (excluindo habitação), tal como dita a lei do arrendamento urbano em Portugal. Em 2023, como a inflação muito subiu, os proprietários ficaram limitados em realizar um aumento de 2% na renda das casas por decisão do Executivo socialista.

Para 2024, o Governo de António Costa está ainda a estudar um novo travão às rendas. Já adiantou que não vai aplicar a fórmula adotada este ano, mas vai haver medidas para que as rendas das casas não pesem mais nas carteiras das famílias no próximo ano. “Qual a medida entre os 2% e os 6,95% que resultaria da fórmula legal, é algo que estamos a falar”, disse o primeiro-ministro. Em cima da mesa está também a atribuição de um novo apoio direto às famílias para as compensar a eventual subida das rendas em 2024.

Verificar acesso à água, luz e gás

Quando se mudar para a casa arrendada, deve certificar-se de que os serviços como a água, luz e gás estão registados e prontos a usar. Além disso, é importante saber se é necessário realizar procedimentos adicionais (colocar as faturas em seu nome, por exemplo) e verificar se todos os serviços estão a funcionar corretamente.

O que saber se tens um animal de estimação

Se pretende ter animais de estimação em casa, verifique antes de assinar o contrato de arrendamento se o proprietário não incluiu nenhuma restrição nesse sentido. Caso não inclua, depreende-se que pode viver com o seu animal sem quaisquer problemas. Mas, em caso de dúvida e para evitar problemas, pode sempre questionar o  senhorio.

Ruídos na casa e o isolamento

Antes de assinar o contrato de arrendamento, analise bem a área envolvente da habitação. Se for barulhenta, olha bem para o isolamento acústico das janelas e das portas, para garantir o seu descanso e conforto. Além disso, certifica-se de que há uma boa ventilação para arejar a casa.

Ter todos estes aspetos a ter em conta na hora de arrendar casa podem facilitar o processo, evitar problemas futuros e criar uma boa relação com os senhorios. Além disso, estas dicas podem ajudar-se a ajustar as suas expectativas à realidade e evitar surpresas futuras.

Fonte: Idealista
Foto de: Freepik

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.