Arrendamento temporário: oferta de casas dispara 36% num ano

Ponta Delgada e Faro são as cidades com mais oferta de arrendamento de curta duração, revelam dados do idealista.
12 fev 2024 min de leitura

O mercado de arrendamento em Portugal está a começar a sentir os impactos do Mais Habitação por via do aumento da oferta de habitação disponível no final de 2023. E os seus efeitos parecem não ficar por aqui: também se está a assistir a um aumento anual de 36% na oferta de arrendamentos temporários (de 1 a 11 meses), sugerindo ser uma alternativa ao Alojamento Local, que ficou bem mais restritivo. Contas feitas, a quota de mercado do arrendamento de curta duração atingiu os 10% no último trimestre de 2023, segundo um estudo realizado pelo idealista, o principal Marketplace imobiliário do sul da Europa.

“Como já tínhamos assistido no stock de arrendamento de longa duração, as medidas implementadas no setor habitacional parecem estar a impactar o mercado de arrendamento, com um aumento significativo na oferta de casas para arrendar em Portugal”, como é o caso das restrições no Alojamento Local, o fim do regime de Residentes Não Habituais (RNH) e a redução de impostos sobre as rendas”, começa por explicar Ruben Marques, porta-voz do idealista.

E os dados mais recentes do idealista sugerem que “os proprietários parecem encontrar no arrendamento temporário uma alternativa atrativa ao Alojamento Local, visando otimizar o retorno financeiro e adaptar-se às dinâmicas variáveis do mercado imobiliário”, analisa ainda Ruben Marques.
 

Arrendamento temporário ganha terreno em várias cidades

Olhando para as 20 capitais de distrito portuguesas, verifica-se que a oferta de casas colocadas no arrendamento de curta duração subiu em 11 grandes cidades, muitas onde este tipo de arrendamento era praticamente inexistente até agora. A presença de anúncios de casas para arrendar por curtos períodos experimentou subidas significativas em Vila Real (200%), Guarda (100%) e Leiria (100%) no último trimestre de 2023 face ao período homólogo.

A oferta de casas para arrendamento temporário também subiu nas cidades de Braga (93%), Évora (75%), Lisboa (68%), Viseu (50%), Setúbal (46%), Coimbra (35%), Faro (29%) e Ponta Delgada (29%). Houve ainda quatro cidades onde a oferta estagnou e cinco onde caiu, com Beja a liderar as descidas.

Com este aumento da oferta, observou-se também um crescimento da quota de mercado dos arrendamentos temporários nas várias cidades. Em Ponta Delgada, 18% das habitações disponíveis destinam-se ao arrendamento de curta duração, enquanto em Faro, a percentagem é de 17% do total. Seguem-se Évora (13%), Funchal (11%), Lisboa (10%) e Guarda (10%). Abaixo destes valores, encontram-se os mercados de Viana do Castelo (9%), Vila Real (8%), Porto (8%), Aveiro (7%), Coimbra (6,8%), Portalegre (6,7%), Setúbal (6,7%), Braga (6,6%), Leiria (6%) e Castelo Branco (5,1%).

Por outro lado, este tipo de arrendamento de curta duração é menos expressivo em Viseu (2,9%) e Santarém (2,7%). Já em Beja e Bragança é praticamente inexistente.
 

Arrendamento de curta duração em Portugal

Variação oferta arrendamento 4T2022 vs 4T2023 (%)
% de arrendamento temporário sobre total no 4T2023

O que são arrendamentos temporários?

Os arrendamentos temporários ou de curta duração referem-se a contratos que não têm como objetivo satisfazer uma necessidade permanente de habitação, mas sim proporcionar alojamento para habitação não permanente ou para fins especiais transitórios, designadamente por motivos profissionais, de educação e formação ou turísticos, motivos esses que devem estar descritos no contrato. Tais contratos - os quais se regem pelo Código Civil, NRAU, e, naquilo que não tenha natureza imperativa, pela vontade das partes -, podem ser celebrados por períodos inferiores a um ano e, salvo estipulação em contrário pelas partes, não estão sujeitos a renovação automática.

Fonte: Idealista
Foto de: Freepik

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.