Vender casa sem contratar uma imobiliária para poupar: há riscos?

Deve ponderar-se se a poupança financeira que significa não recorrer a uma mediadora na hora de vender casa vale a pena.
31 jan 2022 min de leitura

Quando se vende uma casa é normal que o proprietário a tente vender sem ter uma mediadora imobiliária envolvida. Mas será que é uma boa solução, ou será de facto melhor recorrer a um profissional. Será que há riscos de vender casa sem contratar um agente para poupar na comissão a pagar?

Vejamos este caso específico: um particular que pretende vender a casa tem duas ofertas dos vizinhos, sendo que a casa já foi avaliada no ano passado. Ou seja, tem-se uma ideia de quanto pode custar atualmente.

Se decidir vender o imóvel para um dos dois compradores sem ter a ajuda de um profissional, o vendedor poupa o custo e a comissão da agência imobiliária. Além disso, tendo apenas essas duas opções de venda, evita ter de mostrar a casa várias vezes e organizar as visitas, preparar o interior da casa, etc.
 

Mas nem tudo são vantagens. Helen Curtis-Goulding, sócia especialista em imóveis da empresa Fladgate, explica quais são as desvantagens de optar por fazer a venda de uma casa sem a ajudar de um mediador:

O valor de mercado: quanto vale a minha casa?

Os proprietários avaliaram a casa há um ano, então o valor provavelmente é diferente. Pode haver compradores dispostos a pagar muito mais que o preço oferecido depois de avaliar um pouco as ofertas existentes. Os consultores imobiliários conhecem o mercado muito mais profundamente que um proprietário que não tenha referências e podem ter uma visão muito mais ampla para calcular um preço rentável.

 

O know how de um mediador imobiliário

É importante ter em mente que um consultor imobiliário tem mais experiência na hora de fechar negócios. Não falamos apenas da capacidade de negociação, mas também de fatores financeiros.

Para escolher um comprador, primeiro é necessário saber se ele tem estabilidade económica suficiente para pagar o imóvel. Pedir uma prova que justifique a sua capacidade financeira pode ser um pouco constrangedor para o proprietário, nomeadamente se for alguém que conhece, por isso ter uma terceira pessoa encarregada desse processo é um alívio.

Não seria a primeira vez que os vendedores acabariam por ter de recorrer à Justiça porque, afinal, o comprador não tinha fundos suficientes para avançar com o negócio.

 

Ter de decidir sem a ajudar de um consultor imobiliário

Quando se trata de compradores conhecidos, escolher entre um e outro pode ser difícil. Quando existe um consultor imobiliário, ele encarrega-se de avaliar os fatores económicos e dar ao vendedor uma opção mais lucrativa, sem contar com sentimentalismos ou compromissos sociais que possam complicar a negociação.

É normal surgirem problemas no processo, sendo mais fácil deixar o mesmo nas mãos de um profissional em vez de ter de tratar do assunto diretamente com as partes envolvidas.

Vender uma casa é sempre stressante e complicado, pelo que deve ponderar-se se a poupança financeira que significa não contratar uma mediadora imobiliária vale a pena.
Fonte: Idealista
Foto de: Cytonn Photography em unsplash

 

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.